Balanceamento é o processo de compensação feito para equilibrar o conjunto de pneu e roda do veículo. Ele é importante para evitar o desgaste dos componentes da suspensão e da direção.
O Balanceamento de rodas consiste em
equilibrar (compensar) o excesso ou má distribuição de massas no conjunto pneu e
aro. O contra peso (chumbo) é utilizado para compensar a área da roda que
apresenta desigualdade de peso favorecendo o equilíbrio no conjunto.
Um veículo que apresenta uma vibração
na carroçaria a uma velocidade acima dos 60 Km/h pode ter como causa
o desbalanceamento das rodas traseiras, sendo que nas mesmas condições de
dirigibilidade se a vibração for sentida no volante de direção, teremos um
provável desbalanceamento nas rodas dianteiras.
È importante salientar que citamos
aqui exemplos de alguns sintomas de desbalanceamento, causados talvez por aro
amassado e pneu ovalizado, que entre outros fatores contribuem para o
desbalanceamento das rodas.
Conhecendo-se os efeitos sensitivos que uma roda desbalanceada pode provocar e o seu comportamento, será possível determinar os tipos de anomalias existentes no conjunto pneu/aro. Aplicando-se corretamente o uso de equipamentos, balanceador local ou de coluna, com certeza este procedimento viabilizará uma dirigibilidade satisfatória dentro dos padrões confiáveis de segurança.
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O balanceamento é necessário para suprimir trepidações que possam ocorrer no volante do carro. Além disto, quando há desbalanceamento, a direção torna-se instável e ocorre um desgaste irregular dos pneus.
Sinais que indicam pneus desbalanceados
A maneira mais comum de perceber um veículo com pneus desbalanceados é quando o motorista sente trepidação no volante - ou às vezes vibrações no veículo todo – ao alcançar velocidade média de 60km/h.
Porém, quando os pneus do eixo trativo e dos eixos auxiliares está desbalanceado, é mais difícil perceber as vibrações. Por este motivo é necessário balancear todas as rodas com frequência.
Quando o balanceamento deve ser feito?
- Sempre que houver substituição de pneus;
- Sempre que for efetuado conserto em pneus ou câmaras;
- Por ocasião de vibrações no volante ou guidão;
- Sempre que houver substituição de elementos do conjunto rodante – por exemplo: pastilhas de freios, rolamento da roda, peças da suspensão, etc;
- Para conjuntos de bicicletas ou motocicletas que tenham rodas com raios. Neste caso, verifique periodicamente a tensão e o estados deles;
- A cada 10 mil quilômetros rodados.
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